3 de novembro de 2010

QUINTOS

É nesta altura do ano que se celebra mais uma das Tradições da nossa terra, o Baile de Quintos.

Tradição esta que, de há uns tempos para cá, tem vindo a sofrer alterações, umas por causa do Serviço Militar ter deixado de ser obrigatório, outras por os jovens da nossa terra não quererem, ou não puderem.

Relembro quando eu vivi esse tempo, no ano de 2004…

No anterior ano já as “Ida ás Inspecções” tinham sido canceladas, passando esse dia a ser chamado o Dia Nacional da Defesa, e o “Ir a Tropa” tinha deixado de ser obrigatório, quem quisesse ir tinha de se dar como voluntário.

Desse modo, e como as Quintas simbolizavam também uma despedida, da nossa terra, da nossa família, etc., perdia-se um pouco aquele significado que nos foi passado pelas histórias que ouvia-mos dos nossos pais, familiares e amigos mais velhos, que contavam como tinha sido aquele momento na vida deles, e não querendo acabar com a Tradição resolvi-mos celebrar também esse dia.

Lembro-me bem de nos juntar uns tempos antes para combinar o que ia-mos fazer, das discussões porque um queria aquilo e o outro queria outra coisa, de fazer-mos as quadras para depois cantar, de sair pelas ruas de Barrancos a noite a cantar. Fazendo o esforço porque uns estudavam fora de Barrancos, outros já trabalhavam, e mesmo assim quando era preciso lá estava-mos todos juntos.

Vive-mos um momento de grande felicidade e união entre todos os quintos e quintas, que sempre ficará na nossa memória, porque momentos desses só se vivem uma vez na vida, com o tempo uns permanecem na terra e outros tem de sair, e depois para tentar arranjar um momento de convívio em que todos esteja-mos presente é muito difícil.

Um Grande abraço a todos os meus Quintos e um beijo para as minhas Quintas, e viva todos aqueles que nasceram em 1986!!!

P.S: A foto não tem muita qualidade mas foi a unica que consegui arranjar.
AH, e não se esqueçam do jantar no dia 6....

1 comentário:

Miguel disse...

Olá a todos.

Os anos passam rapidamente e o tempo das nossas quintas já foi há alguns. No entanto, ainda é um dia que recordo com grande alegria e saudade.

Foi um dia espectacular, no qual, na minha opinião, correu tudo bem. Convem ainda dizer que embora todos nós nunca nos juntássemos muito, conseguimos reunir-nos e organizar algo bonito e que satisfez a toda a gente.

Faz-me confusão ver rapazes de hoje em dia que não querem ser quintos. Mas porquê? É alguma coisa má? Epá por muito trabalho que tenham, por longe que estudem, sempre podem conseguir um tempo para os quintos. Dizerem que é pelo dinheiro é falso quanto a mim, porque aquilo não custa assim tanto. Não é preciso fazer ali um casamento, apenas uma pequena festa. Mas o que é que se há-de fazer? A gente que não tem gosto em coisa nenhuma.