19 de julho de 2010

Homenagem a um Gande Heroi Português

Hoje, dia 19 de Julho de 2010, celebra-se o 125.º aniversário de um Grande Português, considerado "o maior humanista do século XX", património da humanidade.
Herói Nacional, salvou cerca de 30 mil vidas, desobedecendo as ordem que lhe tinham sido determinadas por Salazar.
Morreu na miséria, desonrado e cheio de doenças, tendo sido esquecido durante décadas.
Conta-se que, depois da sua morte, António de Oliveira Salazar mandou uma carta de condolências ao seu irmão gémeo, César de Sousa Mendes, carta essa que prevaleceu em segredo.
Mais um Herói Nacional que se levanta-se a cabeça e visse no estado em que este país está, questionava-se do porque ter dado tudo por ele...
Ficam aqui recordadas umas belas palavras deste Grande Homem:
"Tenho de salvar estas pessoas, tantas, quantas eu puder.
Se estou a desobedecer a ordens
prefiro estar com Deus e contra os homens,
que estar com os homens e contra Deus"
Aristides de Sousa Mendes
Deus tenha sua alma em descanço

1 comentário:

Miguel disse...

Portugueses destes já não há hoje em dia. Algures nos quase 900 anos de história do nosso país o molde que fabricava bons portugueses partiu-se ou perdeu-se. Hoje em dia só há políticos mediocres e mentirosos que só olham para o seu umbigo.

Mas adiante. Aristides de Sousa Mendes foi sim senhor um grande português. Salvou milhares de pessoas contra as ordens de Salazar e perdeu tudo por isso. Tudo menos a alma, se ela de facto existe, Sousa Mendes soube conservá-la.

Claro que como isto é Portugal, é um homem desconhecido. Os portugueses conhecem o Zé Maria mas não conhecem o Paulo Guerra por exemplo. A maioria dos portugueses só ouviu falar dele durante o decorrer do programa "O maior português de sempre". Para quem não sabe, Aristides de Sousa Mendes ficou em 3º lugar nesse programa, atrás de Álvaro Cunhal(2º) e de Salazar (1º). Ou seja, um homem que salva milhares de pessoas fica atrás de dois ditadores, um comunista e um fascista, é fantástico. Ai ai que país este.

É pena que em Portugal não se valorize nada, nem a história, nem os heróis, nada. Se este senhor fosse americano, inglês ou espanhol já teriam feito dezenas de filmes sobre ele. Mas isto é Portugal e o que interessa é o futebol e os Morangos com Açúcar. Para quem não sabe este homem salvou muitas mais pessoas que o mítico Oscar Schindler. Não estou aqui a pesar a bondade de cada um, mas sim a ajudar a perceber a dimensão de Sousa Mendes. Vejam "A Lista de Schindler" e depois terão uma ideia daquilo que estes homens fizeram. Cada um fez o que pôde e graças a eles muitas famílias de judeus sobreviveram ao holocausto nazi.

Acho bem que se homenageie este homem, pois ele sim é um grande português.