24 de julho de 2010

Dia Histórico de Portugal




Hoje, dia 24 de Julho de 2010, dia em que se recorda uma das tragédias mais dramáticas da história de Portugal, que aconteceu, neste dia, há 177 anos.
Decorria, em Portugal a guerra civil de 1828 - 1834, que opôs as tropas absolutistas de D. Miguel às tropas liberais do seu irmão, D. Pedro IV.
Os Liberais, liderados pelo Duque da Terceira, desembarcou com suas tropas no Algarve, percorreu o Alentejo e entrou na Capital, expulsando desta os Miguelistas.
Apoiados também pelos Ingleses, os Liberais não tiveram qualquer tipo de resistência por parte do Duque de Cadaval, antigo Primeiro-Ministro no Reinado de D. Miguel.
Lisboa ficou entregue ao Comandante-Chefe Liberal, o Marechal Duque de Terceira.
História que fica para sempre na memória dos portugueses, tendo este dia dado nome a uma das Avenidas de Lisboa, a Avenida 24 de Julho.



2 comentários:

Anónimo disse...

Ha pessoas que pensam que a avendia 24 de julho se chama assim porque a alguem se lhe apeteceu...
Fica bem saber um pouco de História, um dos motivos de estar-mos como estamos é devido a isso.
nao se sabe nem se da valor ao passado, deste modo tudo se acaba por perder...
Abraço a todos

Miguel disse...

Olá a todos.

Pois, é verdade que neste país às vezes não se valorizam as coisas, nem se conhecem os factos que aconteceram.

Convem dizer, e é isso mesmo que a imagem mostra, que esta guerra decorreu entre dois irmãos. D. Pedro e D. Miguel, filhos do rei D. João VI. D. Miguel defendia uma causa conservadora, o absolutismo, na qual o rei detem todo o poder. D Pedro, por seu lado, defendia uma monarquia constitucional, ou liberal.

D. Pedro, que apenas foi rei por alguns dias, abdicou em favor da filha, D. Maria. Ele ficou pelo Brasil onde foi o primeiro imperador.

D. Miguel foi exilado, se não me engano para a Áustria e é dele que descende o actual Duque de Bragança.