9 de março de 2011

Geração à Rasca...

- Empresário: Bom dia Sr. Eng., há quanto tempo ??!!!
- Ministro: Olha, olha, está tudo bem?!
- Empresário: Eh pá, mais ou menos, tenho o meu filho desempregado tu é que eras homem para me desenrascar o miúdo.
- Ministro: E que habilitações ele tem?!
- Empresário: Tem o 12.º completo.
- Ministro: O que ele sabe fazer?!
- Empresário: Nada, sabe ir para a Discoteca e deitar-se às tantas da manhã!
- Ministro: Posso arranjar-lhe um lugar como Assessor, fica a ganhar cerca de 4000, agrada-te?!
- Empresário: Isso é muito dinheiro, com a cabeça que ele tem era uma desgraça não arranjas algo com um ordenado mais baixo?!
- Ministro: Sim, um lugar de Secretario já se ganha 3000 !…
- Empresário: Ainda é muito dinheiro, não tens nada volta dos 600/700€???
- Ministro: Eh pá, isso não, para esse ordenado tem de ser Licenciado, falar Inglês , dominar Informática e tem de ir a concurso!!!…

Será este o nosso futuro? Será que para isto tanto lutaram os nossos pais e nos ensinaram a lutar por objectivos que melhorassem a nossa vida futura?
Estamos condenados a sermos rejeitados por termos (querermos) uma Licenciatura?

Hoje em dia, é preferível ficar em casa, sem fazer nada e esperar pelas Novas Oportunidades do amigo Sócrates do que ir para a escola e tentar obter o 12º Ano (quer seja numa Profissional quer seja numa Secundária)... Porque estudar dá trabalho e além disso, todos conseguem ver que nos dias que correm, não vale a pena! Somos duma geração que sempre ouvimos dizer: "Filho estuda, não faças como eu que não tive tal oportunidade, tenta ser alguém na vida, não sigas o meu exemplo...". E a pergunta é óbvia, estudar para quê? Se vemos pessoas sem vontade de fazer nada, nem estudar nem trabalhar, apenas ficar em casa à espera de serem chamados para um curso... Alguns recebem mais do que pessoas que trabalham! E outros, deixam a escola porque é mais fácil obter o 12º através de um curso do que numa escola e ainda lhes pagam! Ah! E com um pouco de sorte, aqueles que são um pouco mais ambiciosos, ainda conseguem entrar numa universidade com melhores médias do que jovens que acabam o 12º Ano! Só há uma palavra para descrever isto, Ridículo!
 São estes os valores incutidos aos jovens de hoje em dia… E como tal, aqueles que optaram por lutar pelos seus objectivos, sentem-se hoje em dia revoltados! O que não deixa de ser normal… Portugal precisa de uma mudança… Uma limpeza de poder, pois instaurou-se um sistema que apenas favorece sempre os mesmos…

Na 2ª feira, confrontado com a entrada de um grupo de jovens da "geração à rasca" na sala onde decorria um encontro com militantes do PS, José Sócrates, enquanto os jovens eram expulsos do salão onde decorria o jantar disse, "Se me permitem, camaradas, eu gostaria de fazer um convite às pessoas que agora entraram para jantar connosco, não temos nenhum problema nisso. Somos um partido da tolerância, estamos no Carnaval e a verdade é que no Carnaval ninguém leva a mal".
Concordo que não foi o melhor lugar para fazer esta reivindicação, pois não é só o PS que tem culpa nisto, mas sim todos os Partidos. No entanto, é de realçar, o sarcasmo e a ironia do amigo Sócrates, quando confrontado com estes jovens.
            Parece que estamos condenados a sermos uns “gajos à rasca” durante algum tempo…


3 comentários:

Miguel disse...

Caro amigo Zé,

Por engraçada que a anedota possa ser, a verdade é que não tem graça nenhuma. Porquê? Porque é a pura verdade. A verdade de um país corrupto e corrompido que nada tem para oferecer aos jovens.

Durante anos ouvi dizer que nós faziamos parte de uma geração rasca. Talvez. Mas se a nossa geração é rasca isso não é culpa nossa, mas sim de quem esteve cá antes de nós e que nos brindou com esta situação. Por outro lado, porquê é que somos nós a geração rasca? Acaso não temos sido nós, que temos sido educados até ao extremo? Quantos licenciados, mestres e doutores se foramaram na nossa geração? Imensos. Teremos nós a culpa de estudarmos tanto e depois não termos emprego? Será culpa nossa termos que ir trabalhar para o extrangeiro porque o nosso próprio país, a nossa mãe pátria, não tem condições para nós?

Os países, os estados, têm como função proporcionarem todas as condições, saúde, educação, trabalho, aos seus povos. Se um estado não consegue proporcionar isso ao seu povo, para que serve esse estado?

Eu tenho 24 anos e há 20 que estou na escola. Tenho a formação máxima que é possível ter na minha idade. E para quê? Terá servido para alguma coisa? Terá servido para alguma coisa ter passado 3 anos em Moura levantando-me às tantas da manhã para tirar o 12º ano quando agora é dado em cursos onde os alunos recebem dinheiro por isso? Com esses cursos e essas facilidades, o estado só prejudica aqueles que fizeram um percurso académico como eu o fiz.

A verdade é que com isso, Portugal percorre um caminho em direcção a um pseudo-comunismo no qual toda a gente, sem esforço e sem capacidades tem as mesmas condições. E quando toda a gente tem as mesmas condições, ninguém faz nada. Porquê? Porque aqueles que tiram esses cursos não precisam de trabalhar porque não é preciso, e os outros que trabalham para atingirem essas condições deixam de trabalhar porque deixa de valer a pena.

PedroGodinho disse...

Ve la quem escreveu o post...porque nao foi o Zé..lool...
E isto não é uma anedota...
Abraços

PedroGodinho disse...

Já fomos chamados de "Geração Rasca", agora mudaram para "Geração à Rasca"...O próximo nome qual será? "Geração Enrabada pelos mais Velhos"?
Este é o legado deixado pelos "mais velhos"...Até parece que a culpa é única e exclusivamente nossa...
Abraços